sábado, 20 de outubro de 2007

Utilizando outros sentidos


Além da visão e da audição, temos mais cinco sentidos: olfato, paladar, tato, sensibilidade ao calor e sentido cinestésico. Todos esses podem ser utilizados como receptores de informações, tomando alguns cuidados.


  • Deve-se utilizar o olfato, paladar e sensibilidade ao calor apenas para identificar sinais de alerta. Por exemplo, podemos adicionar odores a gases, como ocorre no GLP (gás liquefeito de petróleo) ou gás de cozinha ao qual é adicionado a mecaptana para reconhecermos quando está ocorrendo algum vazamento.


  • Utiliza-se o tato e o sentido cinestésico para realimentações, principalmente quando se opera algo que está fora do campo visual. O sentido cinestésico permite perceber movimentos corporais e possibilita realimentar um sistema sem o acompanhamento visual, como ocorre com os motoristas que conseguem manipular a alavanca de marcha sem olhá-la.

Fonte: Ergonomia Prática (J. Dul e B. Weerdmeester) e Manual de Prevenção e Combate a Incêndios (Major PM Abel Batista Camillo Júnior).

Nenhum comentário: