terça-feira, 30 de outubro de 2007

Recomendações sobre o Conforto Térmico


Exitem quatro fatores que devemos observar, quando buscamos um ambiente de trabalho confortável termicamente. São eles: temperatura do ar, calor radiante, umidade do ar e velocidade do ar. Baseado nesses fatores, há alguns princípios a serem seguidos:


  • Como cada indivídio tem suas preferências climáticas, o conforto térmico é alcançado quando se leva em consideração a predileção de cada um.


  • Trabalhadores que realizam atividades pesadas preferem ambientes mais frios, enquanto que aqueles que realizam tarefas leves optam pelo inverso.


  • Deve-se evitar ambientes de trabalho secos (umidade relativa do ar abaixo de 30%) ou muito úmido (umidade relativa do ar acima de 70%). Pois, podem representar desconforto para os colaboradores. Uma vez que, ambientes secos irritam os olhos, as mucosas, produzem eletricidade estática (risco de incêndio, choques desagradáveis, interferência em equipamentos). Enquanto que o ar saturado (100%) dificulta a evaporação do suor.


  • As superfícies radiantes muito quentes ou frias prejudicam o conforto térmico, pois as superfícies mais quentes irradiam calor para o corpo do trabalhador, ocorrendo o inverso com superfícies mais frias. Para se evitar a troca de calor, pode ser utilizada uma superfície refletora (folha de alumínio) entre os corpos.


  • A velocidade do ar acima de 0,1 m/s é prejudicial, principalmente, para atividades leves.

Fonte: Ergonomia Prática (J. Dul e B. Weerdmeester)

Um comentário:

Anônimo disse...

This is a good tip especially to those new to the blogosphere.
Short but very precise info… Many thanks for sharing this one.

A must read article!

Here is my blog; mazda rx8 for sale used