sábado, 13 de outubro de 2007

Informações Visuais - Caracteres


Algumas características de legibilidade devem ser respeitadas na hora de se produzir telas, livros, revistas e jornais.


  • Evite textos apenas com letras maiúsculas, pois em um texto contínuo as letras minúsculas são melhores. Reserve as letras maiúsculas apenas para início de períodos, para nomes próprios, siglas ou abreviaturas.

folhagem - FOLHAGEM


  • Os alinhamentos à direita não devem deixar grandes espaços em branco entre as palavras, uma vez que eles prejudicam a legibilidade, quebrando a continuidade da linha.

  • Use tipos de letras simples, despojados de enfeites. Eles são mais legíveis. Evite letras com serifas em títulos principais. Serifa é uma pequena linha perpendicular presente nas extremidades das letras.

  • Observe o tamanho das letras que deve estar adequado à distância de leitura. Uma regra prática determina que as letras maiúsculas devem ter tamanho mínimo de 1/200 da distância de leitura. Por exemplo, para uma distância de leitura de 100cm a letra deve ter altura de pelo menos 5mm.

  • Deve-se atentar para o espaçamento entre linhas. Linhas mais longas exigem maior espaçamento, caso contrário, o leitor corre o risco de embaralhá-las. A regra diz que, o espaçamento entre linhas, deve ser de no mínimo 1/30 do comprimento da linha.


  • Aumentando-se o contraste, aumenta-se a legibilidade. Contraste é a diferença de brilho entre a figura e o fundo. Por exemplo, esse texto, com letras pretas em fundo branco, apresenta um bom contraste. Outra situação, também boa, seria letras brancas em um fundo preto.

Fonte: Ergonomia Prática (J. Dul e B. Weerdmeester)

Nenhum comentário: