segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Protetor Auricular Ativo


Se não foi possível conter o ruído, durante a fase de planejamento, e se os recursos técnicos não foram eficientes, devemos recorrer à adoção de equipamento de proteção individual passivo ou ativo. Entre os equipamentos de proteção passiva, podemos citar:



  1. Protetores auriculares - tampão - de inserção no canal auditivo - Usado adequadamente, pode reduzir em até 30 dB o nível de pressão sonora dentro do ouvido.

  2. Protetores auriculares - concha - responsáveis por cobrir todo o ouvido externo - Mais eficientes que os primeiros, podem reduzir o ruído em até 40 dB.

  3. Capacete que cobre toda a cabeça, inclusive os ouvidos.

Esse tipo de equipamento, segundo os trabalhadores, apresenta alguns inconvenientes, pois além do desconforto, o isolamento acústico pode resultar em perda de informações importantes no ambiente. Para resolver esse problema, atualmente, a tecnologia disponibiliza dispositivo de proteção ativa, que ao identificar um som indesejado, emite onda sonora de mesma amplitude e oposta ao ruído, a fim de eliminá-lo. Além disso, ele amplifica o som da fala dos outros trabalhadores, através de um processo seletivo, podendo ainda, transmitir mensagens importantes ou músicas.



Fonte: Manual de Ergonomia - Adaptando o Trabalho ao Homem (K. H. E. Kroemer & E. Grandjean)



Um comentário:

BORBOREMA disse...

Seu post carece de mais pesquisas, esta muito genérico, falta mais informações úteis sobre o assunto protetor auditivo ativo, outro erro primeiro é colocar informações sem citar exemplos no mercado, nunca vi um EPI com CA do MTe como exemplo o protetor auditivo tipo plug ter atenuação de 30 dB com cálculos em NRR/sf, muito menos protetor auditivo tipo concha ter atenuação de 40 dB com cálculos em NRR/sf, você poderia citar os dois exemplos como produtos vendidos no mercado, quem fabrica? Qual são os modelos e marcas?

Eu não conhecimento da existência.