
Alguns conceitos são fundamentais, para o melhor entendimento do iluminamento, tratado pela Ergonomia. Entre eles, citamos:
- Iluminância – É a quantidade de luz que incide sobre uma superfície. Sua unidade de medida é o lux (lx). Onde: 1 lux (lx) = 1 lumem (lm), sendo o lumem a unidade do fluxo luminoso.
- Luminância – É a quantidade, refletida ou obsorvida, de luz. Seu valor depende das características do material que constitui o corpo (paredes, móveis e objetos). Contudo, as luminárias possuem luminância exata. A unidade de medida é a candela por metro quadrado (cd/m2).
- Reflectância – É a percentagem de luz refletida em relação à luz incidente. Ou seja, a razão entre a luminância e a iluminância, sua fórmula é a seguinte:
Reflectância (%) = (Luminância / Iluminância) x 3,14 x 100 - Estímulos físicos iguais são percebidos de forma diferente por pessoas diferentes. No entanto, quanto ao iluminamento, existem as seguintes correlações: “claridade” para uma grande incidência de luz na retina e “penumbra” para pouca luz incidente.
Durante o projeto de estações de trabalho, alguns cuidados são necessários, para se conseguir o conforto visual e o desempenho óptico. São eles:
- Adequado nível de luminância;
- Equilíbrio das luminâncias dentro do espaço físico;
- Uniformidade temporal da iluminação;
- Evitar o ofuscamento.
Fonte: Manual de Ergonomia - Adaptando o Trabalho ao Homem (K. H. E. Kroemer & E. Grandjean)
Nenhum comentário:
Postar um comentário