terça-feira, 6 de novembro de 2007

Proteção Individual II


Quando todas as outras formas de controle dos agentes agressores à saúde do trabalhador tiverem falhado, deve-se recorrer a proteção individual, contudo, tomando-se alguns cuidados:


  • Devemos restringir o uso da máscara contra poeira à proteção contra este agente, não utilizando esta em casos de ambientes contaminados por gases. Pois, esse tipo de máscara tem uma porosidade maior para reter os pós grossos, não funcionando no caso de gases, que são muito mais finos. Parece desnecessário fazer tal comentário, porém não é, uma vez que em alguns casos, utilizam esse tipo de proteção respiratória como multi-uso.

  • Sempre que necessitarmos de proteção contra líquidos que podem ser absorvidos pela pele, deve-se evitar a substituição de luvas por cremes protetores, pois a eficácia dos cremes ainda não foi comprovada. Embora, saibamos que tanto as luvas, quanto os aventais são incômodos.

  • A higiene pessoal é muito importante para a redução da contaminação por agentes químicos através da pele. Para isso, é necessário:

a) Manter, sempre higienizados, o vestuário e o equipamento de proteção individual;


b) Lavar mãos e braços com água e sabão;


c) Tratar de qualquer ferimento na pele.



Fonte: Ergonomia Prática (J. Dul e B. Weerdmeester)

Nenhum comentário: