quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Controlando o Conforto Térmico


Quando o assunto é conforto térmico, podemos atuar de várias formas para esse controle, tais como:


  • Agrupando as atividades que possuam uma arduidade semelhante, pois atividades leves exigem temperaturas amenas, enquanto que atividades mais pesadas exigem temperaturas mais baixas.


  • Adaptando as atividades às temperaturas externas, uma vez que não podemos modificar o clima do ambiente quando as tarefas são realizadas a céu aberto. Em locais de climas frios, o ideal é realizar atividades pesadas, pois o trabalho ajudará a elevar a temperatura corporal. Já em locais de clima quente, o ideal é realizar atividades mais leves que não contribuam para a elevação da temperatura do corpo. Uma outra forma de atuar séria limitando o tempo de realização dessas tarefas.

  • Ajustando a velocidade do ar. Em ambientes mais frios, baixa velocidade. Em ambientes mais quentes, alta velocidade. Uma vez que a velocidade do ar contribui para a retirada do calor dos corpos.


  • Escolhendo o vestuário adequado à atividade e ao clima. Para atividades mais pesadas ou realizadas em locais de temperaturas elevadas, é recomendado o uso de roupas mais leves. Quando se tratar de atividades realizadas em ambientes mais frios, é aconselhado o uso de roupas isolantes. Já para atividades realizadas sob temperaturas extremamente elevadas, usar roupas especiais, como é o caso dos bombeiros.

Fonte: Ergonomia Prática (J. Dul e B. Weerdmeester)

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá. Estava passando, fazendo pesquisa para um trabalho sobre chumbo, e encontrei seu blog. Sou estudante do 1º módulo do Curso Técnico de Segurança do Trabalho, e fiquei curiosa: porquê a ênfase na ergonomia? o curso de tecnologia em Seg. Trab. é voltado para isso, ou foi um dos vários assuntos abordados por nossa área que vocês escolheram? Abraços! Francine Rosa
estudante TST - Etec - Bauru/SP
http://www.fotolog.com/tecnicafran
http://fotolog.terra.com.br/tecseg_francinerosa