quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Processo Decisório


Durante o desenvolvimento de um projeto ergonômico, devemos formular o máximo de alternativas. Para isso, todas as possibilidades devem ser exploradas, através de ferramentas como Brainstorming (tempestade de idéias) e Brainwrinting (tempestade de idéias escritas).


No Brainstorming, a partir de uma questão, as pessoas, livremente, sugerem alternativas. Onde, a princípio, nenhuma alternativa é descartada ou criticada. Após, esgotada essa fase, as sugestões são organizadas em grupos para, posteriormente, serem questionadas, ou seja, receberem críticas. Podendo, daí, serem descartadas ou selecionadas.


No Brainwrinting, as pessoas, selecionadas para participarem do processo de geração de alternativas, recebem, cada uma, uma folha de papel onde colocarão todas as suas sugestões. Daí, essas folhas são trocadas entre os participantes para que o outro possa adicionar outras idéias, isso ocorre até que o processo se esgote. Feito isso, o líder recolhe todos os papéis, seleciona e agrupa todas as idéias, para em seguida avaliar e escolher qual foi a melhor alternativa sugerida.


Nenhum comentário: