segunda-feira, 7 de julho de 2008

Ruídos Perigosos


Considerado um elemento ambiental, o ruído pode transformar-se em um agente nocivo. Não só pode lesionar o ouvido, como também mascarar sinais importantes e tornar o ambiente desconfortável. É necessário que saibamos avaliar os limites sonoros (intensidade e tempo de exposição), tendo em vista a fragilidade do aparelho auditivo humano.
Dependendo do tempo de exposição e da intensidade do ruído, há uma queda da performance do trabalhador, assim como, aumenta-se a probabilidade de degradação da audição. Nota-se que, em situações onde o nível de pressão sonora é intenso, há possibilidade de lesão do sistema auditivo, ainda que seja por um tempo mínimo a exposição.
Os danos causados são múltiplos, variando quanto à gravidade e incômodo: fadiga auditiva, nervosismo, sobrecarga mental, além dos inconvenientes já citados. Em contrapartida, sob certas condições (nem muito elevado, nem contínuo), o ruído pode servir como um estimulante sensorial que favorece à manutenção da vigília.


Fonte: Ergonomia (Pierre Falzon)

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou arquiteto tenho um site sobre arquitetura, gostaria de saber se poderia reproduzir em meu site materia sobre ergonomia aplicada autoria de Marcos serafin mantendo a fonte de informações obrigado.
areaengenharia@gmail.com