domingo, 26 de agosto de 2007

CALL CENTER


Esse foi o título da reportagem de capa da revista PROTEÇÃO nº 187, que veio divulgar o novo Anexo II da NR 17 (Ergonomia) com novas exigência para o setor de teleatendimento. O mercado de call centers no Brasil é relativamente novo: 72% das empresas têm menos de oito anos e 76% delas foram criadas depois da privatização do setor de telecomunicações, em 1998, que fez com que diversas organizações se estabelecessem a fim de atender o número significativo de novos usuários de telefones fixos e de celulares. Hoje, 47% da empresas mantêm setores de call centers próprios e 53% terceirizam esse serviço. Segundo o Anexo II, entende-se com call center o ambiente de trabalho em que a principal atividade é conduzida por telefone ou rádio, com utilização simultânea de terminais de computador.


Destaques do Anexo II da NR-17


Capacitação: é obrigatório o treinamento sobre os riscos das atividades e medidas de prevenção. Deve ter, no mínimo, quatro horas na admissão e uma reciclagem a cada seis meses.


Produtividade: os sistemas de monitoramento não podem ser usados para aceleração do trabalho e, quando existirem, devem apenas estar disponíveis para consulta dos operadores.


Banheiro: os operadores podem sair de postos a qualquer momento para sastifazer suas necessidades fisiológicas, sem repercussão sobre avaliações e remunerações.


Pausas: para jornadas de 6h, além do intervalo de 20 minutos para alimentação e repouso, devem ser concedidas duas pausas de 10 minutos contínuos. Para jornada de 4h, deve ser concedida uma pausa de 10 minutos.


Ambiente: deve existir local para lanche, ambiente adequado para descanso durante as pausas e armários individuais com chave.


Head sets: os conjutos de microfone e fone de ouvido devem ser individuais e permitir o controle de volume e a alternância entre orelhas. Cada posição de atendimento pode ter um único head set, desde que as partes que permitem qualquer espécie de contágio ou risco à saúde sejam de uso individual.


Mesas de trabalho: devem ter 75cm de profundidade e 90cm de largura, se usadas sem material de consulta e 90cm de profundidade e 100cm de largura, quando usadas com material de consulta.


Cadeiras: estofadas, ter bordas arredondadas, cinco pés de apoio com rodízios, regulagens para a posição do contorno e altura do assento permitindo o correto apoio dos pés no chão.


Ar condicionado: como prevenção à "Síndrome do Edifício Doente" é obrigatório o controle dos sistemas de climatização, conforme normas do Ministério da Saúde e da ANVISA. A temperatura no ambiente pode variar entre 20°C e 23°C.


Prevenção: as empresas devem manter programas de vigilância epidemiológica para prevenção e detecção precoce de doenças relacionadas ao trabalho.


PPDs: os mobiliários devem ser adaptados para atender as necessidades de portadores de necessidades especiais, assim como o acesso às instalações, aos sanitários e a outros equipamentos.


Voz: as empresas devem implementar diálogos que favoreçam micropausas e evitem carga vocal intensa para os atendentes. Também deve ser estimulada a ingestão de água potável, que deve ser fornecida gratuitamente.


A portaria, que aprova o Anexo II da NR-17, é a de nº 09/2007, tendo a mesma sido publicada no Diário Oficial da União em 02 de abril de 2007.

4 comentários:

VERA disse...

Bom dia vc tem a entrevista comple da capa da revista proteção edição 187, estou precisando não conseguir completa
Obrigada
Vera

Anônimo disse...

I'm not certain where you're getting your information, however good topic.
I needs to spend a while studying more or understanding more.
Thank you for wonderful information I was in
search of this information for my mission.

http://anairhostess.com/important-details-throughout-how-get-real-active-twitter-followers
http://amineparadise.free.fr/forum/profile.php?mode=viewprofile&u=36421
http://amartaxiservice.com/?q=node/137957
http://amimodo.it/phpbb/profile.php?mode=viewprofile&u=4126
http://amazingleadership.com/blog/altas85ewbifoudbws/immediate-products-cheap-twitter-followers-free-any-kind-z

my homepage; didgemere

Anônimo disse...

Everyone loves it whenever people get together and share
opinions. Great blog, continue the good work!

http://aspttnatation.free.fr/forum/profile.php?mode=viewprofile&u=19586
http://ashfun.com/MaryannBa/info/
http://b2bcrossmarket.com/social/blog/view/609565/deciding-quick-devices-when-it-comes-to-overview-of-social-media-marketing
http://ascaermont.free.fr/arc/Forum_Arc/phpBB2/profile.

php?mode=viewprofile&u=18038
http://asylummedia.net/digitalwhippingboy/?topic=campaigning-on-twitter-considerations-to-achieve-140-character-social-marketing-managers

My web page: moranbah

Anônimo disse...

Quality articles or reviews is the key to be a focus for the viewers to go
to see the site, that's what this web site is providing.

http://articlesfind.com/Rather-Simple-Cleaning-Free-Twitter-Followers-Satisfied.htm
http://article-collection.info/A-Wonderful-Investigations-Relating-To-Handy-How-To-Get-Cheap-Real-Twitter-Followers--Programs.htm
http://argentina.campusvirtualsp.org/?q=node/3034
http://articles-database.info/article.php?id=348242
http://articlelibrary.madhit.com/index.php?page=article&article_id=148256

my blog post :: sikh